4 dicas de sustentabilidade da Callink

4 dicas de sustentabilidade da Callink

Todo mundo fala de sustentabilidade e sabe da importância de cuidar do meio ambiente. Isso até fica meio batido e parece apenas uma conversa comum quando falado dentro de uma empresa.

Aqui na Callink temos diversas ações nesse sentido, não porque é moda, mas porque reconhecemos a importância dessas atitudes para a empresa e, principalmente, para a vida dos nossos funcionários e clientes.

Por isso, dividimos quatro dicas de sustentabilidade fáceis de serem implementadas e que fazem a diferença:


1) Descarte consciente

Coleta seletiva não é novidade, mas muitas pessoas ainda não entendem a razão de isso acontecer. Trazer exemplos de resultados da comunidade é interessante para justificar esse trabalhinho de separar o lixo em categorias.

Doar máquinas e equipamentos obsoletos para descarte correto ou, caso ainda funcionem, para instituições que necessitam é uma boa forma de devolver para a comunidade algo além dos produtos que sua empresa vende.


2) Mudança de hábitos

Quer reduzir o lixo lotado de copos descartáveis? Invista em squeezes. Eles são um brinde barato e se pagam em pouquíssimo tempo. Como são de uso para água, não há uma necessidade constante de lavá-los, então o consumo da água da pia não aumentará.

Pensar na automação de iluminação e ar também ajuda a combater o gasto de energia elétrica. Isso pode ser feito em monitores, ar-condicionado, luzes de salas e corredores, só para citar alguns exemplos.

Sem falar no uso de papel reciclado para impressões e rascunhos. Se sua empresa ainda não faz isso, a velha dica ainda é muito eficiente.


3) Saúde também é sustentabilidade

Aproveitar as datas do ano em campanhas direcionadas é uma boa pedida. Falar sobre os riscos do tabagismo, aproveitar o mês de outubro para a conscientização do câncer de mama ou alertar os homens a cuidarem mais da saúde no Novembro Azul são sinais de respeito aos colegas de trabalho.

Neste site aqui tem boa parte das datas comemorativas e suas respectivas datas. Aproveitar esse gancho torna mais relevante sua comunicação e reforça campanhas nacionais e até internacionais para a melhoria da saúde e qualidade de vida.


4) Ofereça e/ou pegue carona

A carona solidária deve ser estimulada na empresa. O RH pode tomar as rédeas disso e levantar quem está disposto a oferecer carona para colegas de trabalho. Feito isso, é só relacionar por onde a carona passa e levantar quem gostaria usá-la.

Algumas regrinhas de etiqueta (e de horário) devem ser definidas, para que a ação não crie rusgas entre os participantes. Mas, definindo isso, sua empresa será bastante beneficiada na pontualidade dos funcionários e até no bom clima organizacional, devido à proximidade da equipe.


Bom, essas foram as nossas dicas. Só uma menção honrosa: abra espaço para os próprios membros de sua organização sugerirem atitudes sustentáveis. Responder e estimular essa interação torna esses projetos muito mais efetivos.


Deixe nos comentários o que sua empresa faz ou deveria fazer para ser mais sustentável. Queremos saber!