Com quatro novos clientes, Callink adota recrutamento e seleção 100% online para contratação de 1,6 mil colaboradores

Com quatro novos clientes, Callink adota recrutamento e seleção 100% online para contratação de 1,6 mil colaboradores

Diana Patrícia - Gerente de RH Callink

Aproveitar os desafios para inovar e implementar novas estratégias adequando-se aos cenários atuais. Assim tem sido a rotina em toda a Callink, inclusive em setores que possuem tarefas que tradicionalmente são presenciais, como as entrevistas para seleção de candidatos à novas vagas. Da mesma forma que a empresa colocou mais de 2 mil colaboradores em home office, em um curto espaço de tempo, também se organizou para mudar processos na área de RH, como por exemplo a seleção de 1,6 mil novos colaboradores em um processo inédito na organização, 100% online, e com vagas para trabalho na modalidade home office, neste momento de pandemia.

A necessidade de rever a forma de seleção de novos profissionais para a empresa aconteceu diante desta demanda para contratação de 1,6 mil novos colaboradores, que ainda está em andamento, para atender a quatro novos contratos fechados em pleno período de combate à pandemia, como resultado da agilidade da Callink na tomada de decisões. Pensando em evitar aglomerações e otimizar a seleção, sem a necessidade dos encontros presenciais para entrevistas, testes, avaliações e entrega de documentos, a equipe de Gestão de Pessoas buscou novas soluções para o processo de Recrutamento e Seleção.

A etapa de seleção neste novo processo é bem simples e começa quando o interessado opta por se candidatar em uma das vagas disponibilizadas no site da Callink, sendo redirecionado para a página da ferramenta de seleção, que utiliza um modelo baseado em gamificação. A partir daí ele faz um cadastro gratuito e inicia os desafios designados para aquela vaga, ganhando pontos de acordo com o resultado. Assim que ele passará por etapas de seleção que antes eram presenciais, e agora acontecem de forma interativa, o que já propicia uma nova experiencia ao candidato. Além disso, ele também recebe feedbacks e dicas de acordo com sua performance, possibilitando um mapeamento de perfil em que são indicados pontos positivos e a melhorar, independente do resultado no processo seletivo. Desta forma, quem participa ganha informações preciosas, independente do resultado.

A gerente da área, Diana Patrícia dos Santos, destaca a importância desta iniciativa. “Este processo reduz os esforços repetitivos, traz uma velocidade maior quanto a contratação de novos colaboradores e promove maior engajamento do usuário através de etapas gamificadas. Isto permite o processo de desenvolvimento fortalecendo as competências para o novo desafio e em caso de reprovação este feedback colabora para uma nova preparação e novas possibilidades”, destaca a gerente.

Além da seleção, o setor também se adequou para outras ações online, como o treinamento inicial que pode ser realizado da casa do novo colaborador, da mesma forma como será a rotina de trabalho para muitos deles. Toda a equipe da área de Gestão de Pessoas foi preparada para lidar com estes novos formatos, onde o encontro presencial é substituído por dinâmicas e ferramentas de interação online, com engajamento, capacitação e verificação do aprendizado online, tudo com total segurança e rígidos controles para garantir o nível de excelência exigido pelos clientes Callink.

A definição das ferramentas utilizadas para transformação dos processos presenciais em online, foram pesquisadas e estudadas para garantir os melhores resultados, como destaca a gerente.  “De acordo com os desafios, estudamos soluções e práticas para um processo seletivo eficaz, permitindo que etapas como atração, triagem, seleção e entrevista fossem todas online. A partir daí, o candidato realiza o exame médico presencial e segue com a submissão dos documentos que também já acontece de forma 100% digital, o que também acontece com a capacitação por meio dos treinamentos para execução das atividades”, conclui Diana Patrícia.