Economize água e energia

Você sabia que apesar de ser um precioso bem natural, que representa 70% da superfície do planeta, apenas 3% da água do mundo é própria para o consumo? O problema de escassez de água já atinge várias regiões do Brasil, em detrimento da falta de chuvas e a queda no nível dos principais reservatórios. Por isso, para que possamos continuar desfrutando desse valioso bem, é necessário que todos se conscientizem da importância de economizar não só água, mas também energia. E algumas atitudes simples podem representar uma grande economia. Confira algumas dicas que a Callink preparou:

- Quando for encher a garrafinha de água, coloque a quantidade que for beber, assim não dará tempo de esquentar e você ainda pode se refrescar com a água sempre gelada. E o melhor, você evita o desperdício por ter que descartar a água que restaria na garrafinha.

- Não se esqueça de fechar bem as torneiras. Você sabia que uma torneira pingando gasta em média 46 litros de água por dia, o que significa 1.380 litros por mês?

- Enquanto escova os dentes, lembre-se da importância de fechar a torneira. Uma torneira aberta por 5 minutos gasta 80 litros de água.

- Ao lavar as louças, desligue a torneira enquanto ensaboa os utensílios. O simples gesto de abrir a torneira apenas quando for usá-la, representa uma grande economia.

- Reutilize a água da máquina de lavar para outros serviços domésticos, como lavar o quintal.

- Quando for retirar folhas e outros resíduos da calçada, use uma vassoura em vez da mangueira.

- Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, elas duram mais e utilizam menos energia.

- Pinte as paredes com cores claras, elas refletem e espalham a luz por todos os ambientes.

- Deixe as cortinas e portas abertas para aproveitar ao máximo a luz do dia.

- Para não gastar energia com coisas desnecessárias, quando for viajar, desligue a chave geral da casa.