Case de sucesso é apresentado por especialista da empresa em webinar da plataforma
O débito técnico é um grande obstáculo nas empresas, devido às pressões do ambiente de negócios e a aceleração que o mercado demanda hoje. A área de TI acaba por enfrentar implementações de tecnologia em curto prazo que custam caro lá na frente. Isso acaba consumindo recursos, criando riscos e interrompendo a inovação. Para resolver essa questão definitivamente, a Callink buscou uma solução de ponta que pudesse monitorar o débito técnico em seu portfólio de aplicativos, o Architecture Dashboard, da OutSystems. Os resultados obtidos pela Callink são apresentados pelo Senior Solution Architect da Callink, Luiz Alberto de Oliveira Júnior, no webinar “Gerencie Efetivamente o Débito Técnico Durante Cada Estágio do seu Desenvolvimento”, que pode ser acessado no link https://www.outsystems.com/pt-br/webinars/calllink-customer-story/.
Resultados Callink/iLink são reconhecidos pela OutSystems
O Senior Solution Architect da OutSystems, Koji Masuki, destaca como a Callink faz o uso da ferramenta Architecture Dashboard de forma eficiente, motivando o convite para o webinar. “Sempre comento com os clientes que nós na OutSystems seguimos a metodologia dos três P’s: Plataforma, Processos e Pessoas. Por mais extraordinária e inovadora que seja, a plataforma da OutSystems não cria nada sozinha. A Callink/iLink, na minha opinião, é um dos clientes que melhor aplica essa metodologia. Seguindo todas as boas práticas e focando sempre nesses três aspectos, o processo de adoção e expansão da Callink com a OutSystems foi natural e, mais importante, focado em resultados. No webinar conseguimos aprofundar um pouco mais em como foi essa jornada, quais foram esses resultados e quais os próximos desafios!”, comentou Koji.
Processo de implementação da ferramenta
No webinar, o Senior Solution Architecture da Callink, Luiz Alberto de Oliveira Júnior, conta um pouco sobre como foi o processo de implementação da ferramenta pelos times de Governança de Arquitetura de Soluções e de Negócios e Projetos, além das vantagens em utilizar este recurso. “Estruturar um pequeno time responsável por buscar novos conhecimentos da plataforma, garantir o uso das boas práticas recomendadas, manter a quantidade de débitos técnicos o mais baixa possível e formar pessoas, trarão excelentes resultados para a maneira como a empresa suporta o dia a dia da tecnologia, que é a base para a transformação dos negócios. E, como lição aprendida por nós na Callink, quanto antes for iniciada a redução dos débitos técnicos é melhor, tanto na redução da complexidade para aplicar as correções nas aplicações quanto nos resultados de estabilidade e performance das aplicações que serão obtidos”, comentou Luiz Alberto.
Evitar débito técnico é o que permite que o desenvolvimento seja ágil a longo prazo.
O débito técnico possui dois fatores que impactam diretamente o negócio: custo e risco. Dotado de inteligência artificial, o Architecture Dashboard permite que os líderes de TI visualizem arquiteturas complexas entre portfólios e identifiquem problemas, além de ajudar os desenvolvedores a seguirem práticas recomendadas e evitar armadilhas comuns. Quer saber como monitorar e solucionar seu débito técnico em termos de custo do problema, suas causas e possíveis soluções? Veja a sessão gravada agora mesmo e como foi a experiência da Callink.
Transformação dos negócios e entrega de soluções e resultados
Da mesma forma que uma pessoa evita o pagamento de juros no cartão de crédito, os times de TI buscam manter o Débito Técnico em um nível que não impacte o desenvolvimento ágil no médio e longo prazo. Na Callink, a busca por ferramentas e tecnologias tem como objetivo trazer a transformação dos negócios e oferecer aos clientes o que é de mais inovador em entrega de soluções e resultados, como explica o Gerente de TI do time de Arquitetura de Soluções da Callink, Sandro William Dozono. “A Callink possui hoje um dos melhores times na condução de soluções ágeis de Contact Center, um processo de Governança de TI que permite em tempo real avaliar as soluções e os riscos envolvidos nas decisões arquiteturais e uma plataforma que garante de forma eficiente suportar todas os nossos negócios”, finaliza.
OutSystems, referencial mundial
OutSystems é uma empresa de origem portuguesa fundada no ano 2000 e que está presente no Brasil desde 2012. Nos últimos anos o nome OutSystems tem se tornado comum entre os CIO das grandes corporações e isso tem um motivo: a facilidade no desenvolvimento e a rapidez na entrega das aplicações.